Decorações de Natal na Praça de Londres: pedido de remoção das que estão instaladas nos ramos dos freixos [Respondido]

Árvores do Areeiro Perguntas à CML Perguntas à JFA Resolvido

Enviada à Junta de Freguesia do Areeiro e a 06.11.2017 à CML (Espaços Verdes):
No vosso site encontramos o Projecto do Regulamento Municipal do Arvoredo: http://www.jf-areeiro.pt/…/Projeto-de-Regulamento-Municipal…
onde se pode ler “é proibido danificar raízes, troncos, ramos, folhas, ou flores, nomeadamente trepar e varejar, atar, prender, pregar objetos, riscar e inscrever gravações e outras ações que destruam ou danifiquem os tecidos vegetais” 
Apesar disso DE NOVO apareceram hoje decorações de natal penduradas nos frágeis ramos dos freixos (doentes) da Praça de Londres.
Se a responsabilidade disto é da Junta (parece ser) é uma contradição com a competência que esta autarquia tem de manutenção do arvoredo.
Se cair algum ramo em consequência destas instalações recordamos as palavras da presidente da Assembleia Municipal de Lisboa: “excepção para os casos em que a junta tenha conhecimento da falta de manutenção e for responsável por ela. Aí o “incumprimento é considerado culposo”.
https://www.publico.pt/…/quando-cai-uma-arvore-a-responsabi…
Por favor queiram proceder (se a instalação foi vossa) à remoção destas decorações”

Actualização de 06.11.2017
A Junta de Freguesia do Areeiro ainda não respondeu mas já foi possível apurar que estas decorações nos frágeis freixos da Praça de Londres não foram nem da responsabilidade da Associação de Comerciantes (como nunca pareceu provável) nem da Junta de Freguesia (como indicava uma resposta do Vereador Sá Fernandes de 2016).
Esta iniciativa foi da CML.
Assim sendo vamos enviar um protesto formal e um reencaminhar o pedido de remoção destas danosas (para as árvores) instalações.

Actualização de 10.11.2017
Ainda não há resposta da CML sobre esta situação (que, recordo: ameaça pessoas e bens) na Praça de Londres.
Mas a Junta já respondeu (o que agradecemos).
Contudo, não compreendo a frase final:
“Assim sendo, se as referidas iluminações foram analisadas por técnico dentro da área de competência (para se saber se de fato as instalações não causam problemas ou defeitos nas árvores) e aprovadas pela Junta de freguesia, deverá esta autarquia responsabilizar-se sobre qualquer dano às árvores ou a terceiros que daí possam advir”
Não é claro que estas iluminações foram ou não “analisadas”.
Aguardamos clarificação
Alguém pode ajudar?…
(e a resposta da CML: que ainda não surgiu)

Actualização de 15.12.2017
Segundo os técnicos da CML (que analisaram as árvores) as decorações não apresentam riscos para os freixos.

Actualização de 13.01.2018
Segundo informa a CML em OCO/128877/2017 a “iluminação de Natal é da responsabilidade da União de Associações de Comércio e Serviços”
Consequentemente reenviamos este pedido a esta entidade.

Actualização de 15.11.2018:
Em 2017 reclamámos ao Pelouro dos Espaços Verdes pela colocação de decorações nos freixos da Praça de Londres – Não responderam mas cumpriram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *