Iniciativa “Papel (Quase) Zero”

Perguntas à JFA Por Resolver Projectos

screen-shot-02-16-17-at-12-58-pm

Os subscritores deste pedido à Junta de Freguesia do Areeiro propõe que esta adopte uma iniciativa “Papel (Quase) Zero” estabelecendo uma meta para a utilização total de papel reciclado e uma data para uma desmaterialização quase completa de todos os processos administrativos. Desta forma a Junta seguiria as melhores práticas ambientais pela via da reciclagem pela via paralela da redução de consumos e seria um exemplo nacional no campo da protecção e defesa do Ambiente.
Os subscritores propõem uma meta de redução de pelo menos 20% do valor gasto por ano à semelhança do que foi aprovado recentemente para a Administração Pública sendo que estes níveis de redução só podem ser alcançados através da desmaterialização de processos internos e externos, incluindo a comunicação com outras entidades públicas, com os cidadãos e as empresas.
Por forma não prejudir a qualidade ou eficiência do serviço prestado aos cidadãos info-excluídos sugerimos que sejam estabelecidas parcerias com associações que se desloquem a casa desses cidadãos para acompanharem os mesmos na sua ligação com os serviços da autarquia e que existem sempre, nos balcões das instalações da JFA computadores públicos com funcionários qualificados que possam assistir os cidadãos que careçam desse apoio.
Todos estes processos devem, também contemplar sempre uma forma de recurso em papel para os cidadãos que, manifestamente, não tenham condições para usar os sistemas virtualizados.

Subscrevem
Rui Martins
Fernando Seabra
Anabela Nunes
Mira de Lacerda
Vitor Manuel Teixeira
Teresa Raposo
Vasco Ribeiro
Cátia Mendes
Luis Seguro
Jorge Oliveira
Clara Melo
John Burney

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *