Nova Ciclovia na Avenida de Roma

Pela primeira vez, nos Vizinhos do Areeiro, usámos uma ferramenta de votações externa (Lime Survey) em substituição das muito limitadas mas de alto alcance sondagens do Facebook. Durante oito dias foi possível participar nesta votação e, graças a três mecanismos diferentes de segurança, procurando garantir que a visão dos que participaram correspondia – tanto quando era possível – a um quadro representativo da opinião dos moradores e trabalhadores (os “Vizinhos do Areeiro”) sobre a questão da nova ciclovia na Avenida de Roma. A anterior sondagem (usando o Google Forms) foi anulada porque começou a ser partilhada em grupos de activistas e absorveu uma grande quantidade de votos inválidos (de fora de Lisboa), pois baseava-se apenas na boa fé dos participantes (onde se dizia que apenas deveriam participar moradores e trabalhadores de empresas com instalações no Areeiro). Infelizmente, isso não bastou e houve necessidade de encontrar e desenvolver outra forma de construir uma posição colectiva sobre a nova ciclovia na Av. de Roma.

Os votos foram recolhidos entre 6 e 14 de Julho visando auxiliar a Câmara Municipal a implementar um ponto do seu programa de governo (que a previa) no devido cumprimento do mandato representativo que assumiu em 2017.

A nossa posição colectiva não visa (nunca visou) ditar se haverá ou não obra: 

Mas introduzimos uma questão que mede o quanto ela é ou não favorável para os Vizinhos.

A votação visou, sempre e assim como todas as nossas petições e subscrições, construir o que é a nossa visão da questão.

Todos os membros deste grupo tiveram oportunidade de participar e para tal tinham (os que ainda não o haviam feito) que se inscreveram por mail, tendo sido feita uma publicação que o anunciava (aqui: https://www.facebook.com/groups/Vizinhos.do.Areeiro/permalink/2490948944551231/).

Eis assim a nossa posição colectiva sobre a Nova Ciclovia na Avenida de Roma:

Concorda com a instalação de uma ciclovia na Av. de Roma?
Não 56 37,09%
Sim 95 62,91%

Optando-se por instalar ciclovia: A ciclovia deve ser uma ciclovia dedicada – transformando uma das vias de circulação numa ciclovia bidireccional – ou uma ciclovia partilhada (com redução de velocidade), como já sucede, p.ex., na Av Sacadura Cabral?

Dedicada 64 43,24%
Partilhada 84 56,76%

A ciclovia – se for dedicada – deve ser no sentido Pç Londres-Alvalade ou no inverso?

Pç Londres>Alvalade 87 59,59%
Alvalade>Pç Londres 59 40,41%

Devido à ciclovia, considera ser aceitável a redução de lugares de estacionamento na Av de Roma?

Sim: mas com compensação via redução de preços/novas avenças no Parque do Pessa e da Pç de Londres
63 42,00%

Sim: sem compensações
18 12,00%

Não: não é aceitável a redução de lugares
69 46,00%

Para aumentar a largura da ciclovia, considera que a CML deve suprimir a faixa central (separador) da Av de Roma?

Sim 75 50,68%
Não 73 49,32%

Se a nova ciclovia suprimir uma via de trânsito, devem ser reforçados os espaços para cargas e descargas, sacrificando outros estacionamentos?

Sim 81 54,73%
Não 67 45,27%

A ciclovia – sendo dedicada – deve ter pilaretes ou ter uma faixa de segurança (“buffer lane”) para permitir a circulação de veículos de emergência?

Pilaretes 37 25,00%
Faixa de Segurança 111 75,00%

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *