Presença dos Vizinhos do Areeiro na Assembleia de Freguesia do Areeiro de 23.04.2018

Institucional




Morador da zona da Avenida de Roma:

  1. Reforcei a existência de vários pedidos sem resposta por parte do Executivo da Junta de Freguesia (reenviados recentemente a todas as forças políticas com assento na assembleia):

http://vizinhosdoareeiro.org/perguntas-sem-resposta-dos-vizinhos-do-areeiro-a-junta-de-freguesia-do-areeiro/http://vizinhosdoareeiro.org/perguntas-sem-resposta-dos-vizinhos-do-areeiro-a-junta-de-freguesia-do-areeiro/

Sem resposta directa por parte do Executivo da Autarquia.

  1. Fiz uma chamada de atenção para a rede do parque de jogos do Jardim Fernando Pessa: a rede tem aberturas e é frequente as bolas do campo saíram e colidirem com carros estacionados e em passagem.
  2. Resposta do Presidente da Junta: Alguns painéis de rede foram roubados (!) e noutros locais os pontos de união deram de si. A Junta vai intervir e alterar o tipo de instalação de rede.

Moradora da Av Óscar Monteiro Torres

  1. As atas do executivo não estão no site da Junta
  2. Resposta do Presidente da Junta: As atas vão ser publicadas no site
  3. O Plano de Protecção Civil já está feito? Não consta do site da Junta.
  4. Resposta do Presidente da Junta: O processo tem várias fases. O que a Junta pode fazer é seguir essas fases. A primeira fase é a instrução de voluntários. Os planos dos cursos foram alterados e só este mês a formação arrancou. Não faz sentido criar um plano de segurança sem ter, ainda, voluntários.
  5. A Calçada está, geralmente, mal colocada, com buracos e pedras soltas. Urge repensar os passeios e usar soluções mais estruturantes
  6. Resposta do Presidente da Junta: Os camiões e outros veículos pesados que estacionam, frequentemente, sobre a calçada, destroem a dita. Isto aconteceu, p.ex., no 25 da Av de Roma. É difícil manter, bem, uma calçada. A Avenida de Roma vai ser reperfilada e os tipos de passeios vão ser reequacionados neste local. Essa proposta foi levada à CML. Mesma opção está a ser considerada (passeio acessível) para a Praça de Londres.
  7. Na Sacadura Cabral e na Augusto Gil são comuns os danos no betuminoso

Resposta do Presidente da Junta: será reportado à CML

  1. Saúda a criação do Pelouro do Ambiente e do Bem Estar Animal mas sugere mais atenção à acessibilidade pedonal
  2. Na David de Sousa são comuns os carros mal estacionados e há muito tempo. Idem para a Padre Manuel da Nóbrega e Na Sacadura Cabral irá haver em breve uma grande perda de estacionamento (com o encerramento do Parque)
  3. Resposta do Presidente da Junta: Existem vários estacionamentos reservados a moradores em logradouros na freguesia.
  4. Falta um sinal de Stop ao fim da Sacadura Cabral, junto ao Campo Pequeno.
  5. Resposta do Presidente da Junta: A situação será observada no local e será visto o que pode ser feito a este propósito.

Morador da zona da Barão de Sabrosa:

  1. O edital não foi afixado com a convocatória desta Assembleia de Freguesia e com a sua ordem de trabalhos
  2. Resposta do Presidente da Assembleia de Freguesia: Foi afixado, como habitualmente, na sede da junta, na delegação e no site
  3. Foi retirado um semáforo na entrada da Barão de Sabrosa via Afonso Costa. Isto aumentou o perigo de acidentes no local.
  4. Resposta do Presidente da Junta: havia de facto aqui um sinal, removido aquando das obras. Foi decisão da CML que entendeu que o fluxo de trânsito não o justificava.
  5. Continua o espaço vazio frente ao Hotel Afonso Henriques com lixos constantes.
  6. Resposta do Presidente da Junta: Há planos para recuperar este espaço

Morador da Guerra Junqueiro

  1. Entregou à mesa (que fez chegar ao Presidente da Junta) um documento sobre as obras recentes na Av Guerra Junqueiro. Com várias referências:
  2. O tempo da obra (2 semanas) não foi cumprido (ainda duram)
  3. Ainda falta sinalização vertical e horizontal

iii. As zonas de estacionamento para motas são insuficientes e as para velocípedes em excesso.

  1. Sugere mais lugares de estacionamento no logradouro: http://vizinhosdoareeiro.org/sugestao-para-a-criacao-de-estacionamento-no-logradouro-da-av-manuel-da-maia/ (sem resposta, ainda, por parte da CML)
  2. Quem chega ao cimo da ciclovia da Guerra Junqueiro fica de frente a um passeio e é convidado a entrar, imediatamente, em infracção.
  3. Os lugares de estacionamento são demasiado estreitos sendo suficientes, apenas, para carros de pequenas dimensões. A manobra é muito difícil (por esta razão).

vii. Resposta do Presidente da Junta: vai analisar o documento e responder por escrito.

Moradora da zona da Av Sacadura Cabral:

  1. Parque Canino: Pede uma discriminação detalhada dos custos de um parque que custou mais de 10 mil euros. Pedido também feito por http://vizinhosdoareeiro.org/parque-canino-do-jardim-fernando-pessa-questoes-a-junta-de-freguesia-do-areeiro/
  2. Resposta do Presidente da Junta: O Parque Canino está acabado. Pede comparação com o de Carnaxide no que respeita ao solo e covas (repetidamente tapadas). Sabíamos que a relva ía desaparecer. As covas são repostas pela acção dos animais. Recentemente partiram (vandalismo?) o portão que já foi reparado. Vão instalar mais um banco e alterar a parte frontal removendo as plantas [por um piso pedonal ]e facilitando o acesso à vedação. O custo integra a vedação, as plantas, o banco e os brinquedos assim como manutenção do todo durante um ano. Vai confirmar e enviar detalhe posteriormente.

Diversos pontos e momentos mais relevantes da Assembleia de Freguesia do Areeiro de 23.04.2018

  1. Debatidas e votadas moções sobre o passeio estreito do Campo Pequeno junto ao hotel (CDS), o Dia da Mulher (BE), Despoluição do Tejo (BE), Integração de Precários (BE) que não foi votada porque foi respondida com documento dado a todos os grupos na Assembleia, Sessão Solene sobre 25 de Abril para 2019 (PS), Aniversário Revolução de Abril (CDU), 1º de Maio (CDU), acessibilidades da estação do Metro do Areeiro e das Olaias (CDU), Concessão do Maria Matos (CDU),recomendação de acções de apoio à 3ª Idade(CDS) e reforço da Universidade Sénior (CDS/PSD). Apenas a moção sobre o Maria Matos foi reprovada. Voto de pesar pelo falecimento do Senhor Vitorino (PSD) aprovado. O CDS referiu estar solidário com o BE quanto à falta de resposta adequada da Junta a um requerimento seu, entretanto respondido, já que o executivo da junta tem dois requerimentos por responder ao CDS – um sobre medidas que pretende tomar como prevenção da lagarta do pinheiro e outro sobre pilaretes dissuasores de estaciomamento selvagem ao fundo da Padre Manuel da Nóbrega.
  2. Foi aprovado um novo Regimento da Assembleia de Freguesia
  3. Foi dada posse a duas comissões permanentes: Uma para o Bairro Portugal Novo e outra uma Comissão Permamente para Habitação
  4. João Pinheiro, o eleito da CDU para a Assembleia de Freguesia do Areeiro secundou o Pedido dos Vizinhos do Areeiro (ainda sem resposta): http://vizinhosdoareeiro.org/pedido-de-informacao-mapa-de-financiamento-e-retorno-prestacao-de-contas-dos-apoios-da-junta-de-freguesia-as-associacoes-na-freguesia/. O Presidente da Junta respondeu que iria enviar a relação dos protocolos.

Diversos pontos e momentos mais relevantes da Assembleia de Freguesia do Areeiro de 23.04.2018 (continuação)

  1. As obras na Av do México que irão permitir a recuperação dos 17 lugares perdidos na Guerra Junqueiro atrasaram-se com as chuvas de março. Já deviam estar concluídas. No total (Guerra Junqueiro) perderam-se 3 lugares (foram retirados 20 na Guerra Junqueiro).
  2. Novo parque de estacionamento na Manuel Gouveia: Com 2 pisos. O solo não permite obra em maior escala. Será um parque de dissuasão à entrada de Lisboa com preços de 2 euros por dia.
  3. Estacionamento no Logradouro da Praça Pasteur: Não existe fiscalização de noite o que faz com que os utilizados do Bingo da Av de Paris ocupem, aqui, muitos lugares. A Junta de Freguesia está em contactos com a CML para que a fiscalização pela EMEL, aqui, seja também nocturna (esta resposta confere com um pedido dos Vizinhos do Areeiro à CML na última reunião descentralizada da Câmara).
  4. Creche no edifício do Arquivo Municipal do Bº do Arco do Cego: a Junta já teve uma reunião com a CML sobre este assunto. A Câmara já aprovou em reunião de Câmara a cedência do edifício à Junta.
  5. O Bairro Portugal Novo é um dos problemas que a CML quer resolver ainda durante este mandato.
  6. O programa “Bebé Areeiro” (com um orçamento de 2 mil euros) foi lançado pela Junta mas não há percepção exacta sobre o seu alcance (questão do PS ao Executivo)
  7. Diversos pontos e momentos mais relevantes da Assembleia de Freguesia do Areeiro de 23.04.2018 (continuação)
  8. A Conta de Gerência da Junta para 2017 inclui 4 milhões de euros de receita e um saldo de 900 mil euros.
  9. Bens imobilizados: não é claro para a Junta a quem pertencem: se CML se a JFA. Foi enviado pedido de informação à CML.
  10. Foi feita uma revisão ao orçamento da Junta para 2018 com um aumento de 125 mil euros em receitas e um reforço de verbas de 1 milhão de euros
  11. Em 2018 a Junta vai investir 20 mil euros num veículo eléctrico (idêntico ao da Junta de Alvalade). Mas a autarquia só quer ceder o veículo após ter a garantir de que a PSP vai manter esta viatura através da sua oficina de manutenção.
  12. A Junta está a estudar vários sistemas alternativos de rega inteligente mas não há ainda um plano sistemático para a sua instalação na freguesia. A questão foi colocada pela CDU tendo o Executivo clarificado que actualmente não existiam sistemas destes na autarquia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *