Proposta de uma Estátua para a Praça Pasteur [Respondido]

Espaço Público Perguntas à CML Perguntas à JFA Respondido

Screen Shot 10-13-17 at 01.59 PM

“A cidade de Lisboa possui na sua toponímia a “Praça Pasteur”, inserida na Freguesia do Areeiro, com acesso pela Avenida de Paris. O reconhecimento da personalidade de Louis Pasteur, por parte do Município, remonta à década de 30 do século passado, inserida na expansão urbanística da cidade, projectada pelo Arquitecto João Faria da Costa e construída em 1948. Desenvolvida em profundidade com cerca de 60m por 100m. Na sua plataforma central possui diversos canteiros ajardinados, num dos topos uma “meia lua”, caracterizada por um empedrado irregular. Apetrechada com 6 bancos e iluminação convidativa à estada, de moradores e transeuntes, a qualquer hora do dia.
Não obstante o seu dinamismo social e urbano, a toponímia não acompanha o carácter institucional e cultural na dignificação da identidade do homenageado. Neste sentido, solicitamos às diversas entidades, com interesse na obra do cientista Louis Pasteur, o apoio para a edificação de uma estátua (ou outra peça de reconhecimento cultural) na “meia-lua” a confrontar a profundidade de estadia.
Em consciência que o processo poderá ser moroso, estamos receptivos a receber algo que se enquadre na dimensão da Praça e que permita a personificação da Praça.”

A enviar a: 
Institut Pasteur
Ambassade de France au Portugal
Câmara Municipal de Lisboa
Junta de Freguesia do Areeiro

Uma iniciativa da Comissão de Moradores da Praça Pasteur subscrita pelos
Vizinhos do Areeiro:
https://www.facebook.com/groups/Vizinhos.do.Areeiro/permalink/1832960243683441/

Actualização

“Já que na Praça Afrânio Peixoto e na João do Rio existem elementos escultóricos que dão dimensão às praças. Temos uma praça muito idêntica que é a Praça Pasteur, que apesar de ter o nome “Pasteur” não tem qualquer elemento escultórico apesar de ter uma zona denominada por “Meia Lua” que é bastante propícia a que se introduzisse aqui um elemento escultórico. Eu sugeria e em conversa com um conjunto de vizinhos que se pedisse algures em França onde tivessem uma estátua que fizessem uns moldes em gesso”

Vizinho do Areeiro Nuno Dinis Cortiços

“Podemos avaliar a possibilidade de instalar algum elemento escutórico na praça. Normalmente estas obras de arte pública são colocadas no àmbito de petições da população ou de alguma efeméride. Se quiser dirigir um mail podemos avaliar essa possibilidade” 1:33:52

Vereadora Catarina Vaz Pinto

Reunião Descentralizada da CML de 07.03.2018

https://www.youtube.com/watch?v=5sr7cjhNHZM

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *