Sugestões de Melhoria para o Site da Junta de Freguesia do Areeiro [respondido]

Screen Shot 10-23-17 at 12.33 PM.PNG

Texto Colaborativo feito e validado por vários “Vizinhos do Areeiro”:

  • Ínicio:
    1. Há perda de espaço pela reserva de perto de metade do écran com a passagem, em carrossel, de fotografias do Areeiro (algumas, como a da Alameda, consomem metade da área com Arroios…)
    2. Em especial destaque deviam estar, logo, os editais informando da próxima Assembleia de Freguesia e as reuniões abertas do Executivo
    3. Um mapa da freguesia devia aparecer, em destaque, nesta página
    4. Além da Lista de Farmácias de Serviço também devia constar a lista, com contactos, das esquadras que servem a freguesia, com indicação da área respectiva
    5. A Lista de Farmácias de Serviço devia incluir, apenas, as que estão nas imediações da freguesia não a de toda a Lisboa (como sucede)
  • Areeiro:
    1. O sistema de menus e submenus é ineficiente. Se o rato se desviar ao navegar até uma opção do submenu este muda imediatamente tornando a navegação muito difícil
    2. História:
      1. Não faz sentido a divisão de texto com descrições históricas entre as duas freguesias. A freguesia agora é única e esta divisão (que surge em mais locais do site) não contribui para criar um espírito, único, de comunidade.
      2. Falta aqui, claramente, material: Sugere-se um projecto de investigação histórica das raízes da freguesia que seja, eventualmente, publicado em livro e que alimente, nesta página, estes conteúdos.
    3. População:
      1. Erro em “A Freguesia acompanha a tendência nacional e apresenta um Índice de Envelhecimento de 208,1 por cento” From <http://www.jf-areeiro.pt/pt/populacao>
      2. Os dados de população são também muito escassos. Falta profundidade e análise.
    4. Equipamentos:
      1. Postos Clínicos: faltam opções de marcações por email e com indicação prévia da especialidade a marcar
      2. Casa da Cultura e Juventude: Erro “A Casa da Cultura e da Juventude é espaço multiúsos” From <http://www.jf-areeiro.pt/pt/casa-da-cultura-e-da-juventude> Sendo que a lista de actividades, formas de inscrição e custos está aqui omissa ou desorganizada. Não é, também, clara, qual é a actividade do “Núcleo da Proteção Civil da Freguesia do Areeiro” que, alegadamente, aqui funciona.
      3. Centro Intergeracional do Areeiro: A lista de actividades com horários devia ser apresentada, para maior legibilidade, directamente na página principal e não no fundo da mesma. Não é claro se a “biblioteca” está aberta ao público nem qual é o seu acervo. Não existe, aqui, opção para inscrição por mail.
      4. Centro de Dia: A lista de serviços é muito lacónica nem se existe um captação proactiva de interessados
      5. Universidade Sénior: Havendo lugar ao pagamento de propinas e funcionando em instalações da Junta não é claro o que financiam estas propinas. Não existe a opção de inscrição por mail nem qual é a carga horária de cada freguesia.
      6. Postos de Limpeza: aparece apenas “Conteúdo a colocar…”: Isto nunca se faz (quando não há conteúdo simplesmente não há página) e se faz nunca por tanto (o site tem já mais de 3 anos)
      7. Parque de Estacionamento: Não se indica claramente o local da rua onde está o parque (a zona: Bairro dos Actores), se ainda tem lugares disponíveis (e quantos) nem se apresentam fotos do local
    5. Transportes
      1. Não se indicam os locais das estações do Metro, nem o Areeiro Porta a Porta (nem como funciona e onde passa), nem os locais das paragens das carreiras da Carris
    6. Arruamentos
      1. As ruas estão divididas, quatro anos depois da junção, pelas freguesias do Alto do Pina e de São João de Deus
      2. Faltam as ruas do Bairro do Arco do Cego (!)
      3. Este era o local ideal para estar um mapa do Areeiro: não está
    7. Galeria de Imagens
      1. Poderia ter mais fotografias (existem muitas mais no Arquivo de Lisboa) e fotografias enviadas por moradores
      2. Ainda se fala do “Antigo Alto do Pina” e não há fotografias da outra antiga freguesia agregada. De novo, aqui, observa-se a separação das freguesias que agora são uma só.
  • Junta de Freguesia:
    1. Mensagem do Presidente
      1. O texto é datado, aparentemente de 2014
    2. Executivo
      1. Não existem os contactos directos dos eleitos (como sucede noutras juntas de Lisboa) nem os currículos, experiência e competências dos mesmos (nem em que lista foram eleitos)
    3. Competências
      1. Aparece aqui um rol descritivo e jurídico das competências quando o texto devia ser mais legível e acessível
    4. Assembleia
      1. Composição
        1. Não existem os contactos directos dos diversos eleitos das diversas forças políticas da AF
      2. Competências
        1. Não está aqui o regulamento de funcionamento da AF
      3. Atas
        1. As atas aqui publicadas têm – geralmente – uma grande deslocação de tempo e não há registos audio ou video
    5. Editais
      1. Sendo esta a informação mais importante do site da JFA não se compreende como aparece num submenu secundário
      2. Não se compreende porque não estão aqui publicados, em texto, os conteúdos dos editais que estão apenas linkados para ficheiros PDF o que dificulta o seu acesso
      3. Os editais de 2015 não têm já qualquer utilidade e limitam-se a desfocar do material mais importante
    6. Preçário
      1. Transparência: poderia estar aqui quanto ganha a Junta, por ano, com estas taxas e os regulamentos que se lhes aplicam
      2. A informação das licenças de canídeos não está adequada (as adopções em canis municipais a 0 euros não estão em destaque e mal se percebe que existem)
      3. O uso de cor azul clara com letras brancas torna e legibilidade das tabelas muito má
    7. Procedimentos Concursais
      1. Não é claro se há algum aberto
    8. Documentos
      1. Regulamentos
        1. Existem aqui, apenas, links para documentos externos. Deveria estar aqui, também os conteúdos dos mesmos (legibilidade)
      2. Guia de Recursos da Freguesia
        1. A lista de entidades deveria aparecer aqui em vez de estar embebida num site externo
        2. As lista de apoios e o seu valor deveria estar aqui assim como a justificação e realização dos encargos das entidades apoiadas
      3. Protocolos
        1. Não se encontra a lista de Protocolos (apenas aparece o do Logradouro da Pç Pasteur) neste link (só existe UM?…)
      4. Relatórios
        1. Embora sejam de suprema importância para a transparência da administração autárquica e para o bom e correcto acompanhamento pelos cidadãos das actividades do Executivo a Conta de Gerência, o Relatório de Gestão, O Plano e Orçamento, as suas Opções estão imersas num submenu e em links externos.
        2. Deveria ser disponibilizado um relatório trimestral de execução do Orçamento anual, com todos os contratos (e seu regime: contratação pública ou ajustes directos) assinados e execução das diversas alíneas do orçamento YTD.
        3. A informação técnica não tem um glossário que facilite a sua leitura a leigos e não-especialistas (transparência) e alguns dos documentos não estão indexados por texto para facilitarem as buscas no seu interior.
        4. Há aqui, informação obsoleta (2015) que poderia estar em sublinks históricos
  • Atividades
    1. Comunicação
      1. App AreeiroMais: sendo o veículo e ferramenta mais importante da autarquia aparece num link muito secundário e sem explicação directa do seu uso nem com relatórios agregados de pedidos executados. Erro “vai disponibilizar” (já disponibilizou há muitos meses!). Não aparece aqui um guia de uso nem as vantagens de uso da mesma nem do “Espaço Residente”
    2. Apoia Areeiro
      1. Olá Bom Dia: os contactos não aparecem, directamente, aqui, nem a quantidade total de utentes assim apoiados (estatística): transparência
      2. Atendimento Social: Os contactos directos das duas assistentes (mails) não são disponibilizados, nem o regulamento (noutro link) nem relatórios de actividade, nem o tipo de serviços prestados
      3. Centro de Desenvolvimento Comunitário: Não é indicado o contacto direto. Surgem fotografias de crianças (ver recomendação da CNPD sobre o seu uso). Não se publica o mapa do local onde funciona o Areeiro Por Ti nem o seu horário de funcionamento (e em que dias funciona)
      4. Ferro de Soldar: não é claro quem e em que condições se acede a este programa da autarquia nem qual é, hoje, a sua amplitude e alcance (quantidade de fregueses cobertos)
      5. Apoio Alimentar: Não se indica como se acede a este apoio (regulamento) nem a evolução de oferta do mesmo
      6. Cartão de Medicamentos: Um dos serviços mais importantes está imerso num submenu (como aliás todos os outros serviços sociais) e não se detalha as regras de acesso. Menciona-se um protocolo mas este não surge no link de “Protocolos” (logo: há mesmo mais do que um). Não se indica qual é o limite de rendimentos a partir do qual existe o acesso a este cartão.
      7. Atividades Séniores: Faltam os regulamentos de acesso. Quantos utentes usufrem, qual a sua recorrência (se são sempre os mesmos), quem os selecciona ou como são rateados (especialmente quanto aos passeios) e se os Eleitos também beneficiam destes programas
      8. Areeiro em Férias: Não estão aqui os regulamentos de acesso nem quantas crianças e jovens beneficiam dos mesmos e com que recorrência e que critérios de selecção
      9. Consultas Jurídicas: Não surge o horário (apenas  “quinzenalmente”) nem como se fazem as marcações. O regulamento de acesso é lacónico (falta o link) e o texto do protocolo com a OA também não aparece em “Protocolos”
      10. Gabinete de Inserção Profissional: As fontes usadas (como no resto do site) não são as mais legíveis. As regras de acesso aparecem apenas em links externos e não surgem relatórios de utilização (transparência)
      11. Areeiro Porta a Porta: Embora apareça um mapa não é indicado o percurso seguido pelo veículo. Faltam as métricas de utilização nem quantos veículos existem (dois?) nem as regras de acesso e utilização
    3. Saúde
      1. Posto Clínico Óscar Monteiro Torres: Falta o contacto por mail
      2. Posto Clínico Rua Abade Faria: idem
      3. Medicinas Alternativas: dado que não têm base clínica e científica é duvidoso que se devam consumir recursos públicos nas mesmas e publicitá-las (credibilizando-as) no site da Autarquia.
      4. Acordos: há aqui, manifestamente, vários protocolos com entidades que não estão, também, no link de Protocolos nem neste link (transparência)
    4. Educareeiro
      1. Universidade Sénior: ver acima
      2. Aulas de Pintura: Falta link de inscrição e condições de acesso
      3. Aulas de Cerâmica: idem
      4. Aulas de Informática: idem
    5. Espaço Público
      1. Não está aqui uma ligação directa para o site o AreeiroMais nem quantidades ou métricas destes serviços (anuais)
      2. O link para as competências da Junta devia estar, também, aqui
    6. Higiene Urbana
      1. Não é um contacto de mail ou para a aplicação AreeiroMais
    7. MovimentarAreeiro
      1. Escolinha de Futebol: não está aqui o regulamento de acesso nem as métricas agregadas de utilização, nem os custos ou a quantidade de monitores associados ao mesmo
      2. Clubes: nem todos têm email. Nenhum tem site. Nenhum tem a lista de acordos ou protocolos estabelecidos com a JFA, verbas recebidas e relatórios de execução das mesmas.
      3. Hidroginástica: apenas um flyer. Sem contactos e detalhes do programa
      4. Ginástica Sénior: O texto é muito lacónico não detalhando os serviços prestados
    8. Cultura
      1. Não se detalham custos nem acesso, nem métricas, nem os custos (para a autarquia e aderentes) dos programas nem da selecção dos aderentes.
  • Centro Intergeracional do Areeiro
    1. Ver acima
  • Contactos
    1. Ver acima

Actualização de 12.03.2018

23 de outubro
“Sugestões De Melhoria Para O Site Da Junta De Freguesia Do Areeiro (Enviado À Autarquia)

Texto Colaborativo feito e validado por vários “Vizinhos do Areeiro”:

    • Início:
      1. Há perda de espaço pela reserva de perto de metade do écran com a passagem, em carrossel, de fotografias do Areeiro (algumas, como a da Alameda, consomem metade da área com Arroios…)

«Neste momento, o Núcleo de Comunicação e Imagem encontra-se a planear mudar o layout do site de forma a torna-lo mais apelativo e de utilização mais intuitiva» – Núcleo de Comunicação e Imagem

      1. Em especial destaque deviam estar, logo, os editais informando da próxima Assembleia de Freguesia e as reuniões abertas do Executivo
      2. Um mapa da freguesia devia aparecer, em destaque, nesta página

«Recentemente foi introduzido um mapa da freguesia na sub-secção de Arruamentos que pode ser ampliado através da opção de download do documento em questão.» – Núcleo de Comunicação e Imagem

«O erro encontra-se corrigido desde novembro de 2017.» – Núcleo de Comunicação e Imagem

  1. Postos Clínicos: faltam opções de marcações por email e com indicação prévia da especialidade a marcar

«Já tínhamos pensado nesta possibilidade, mas como a maioria dos nossos fregueses não utiliza este meio de comunicação, não avançámos. De qualquer forma iremos preparar a nossa aplicação para permitir essa possibilidade». – Núcleo de Saúde

      1. Centro Intergeracional do Areeiro: A lista de actividades com horários devia ser apresentada, para maior legibilidade, directamente na página principal e não no fundo da mesma. Não é claro se a “biblioteca” está aberta ao público nem qual é o seu acervo. Não existe, aqui, opção para inscrição por mail.

«O horário das atividades e das consultas do Centro Intergeracional do Areeiro foi recentemente atualizado, estando neste momento disponível no site, na secção referente a este espaço cultural.» – Núcleo de Comunicação e Imagem

Postos de Limpeza: aparece apenas “Conteúdo a colocar…”: Isto nunca se faz (quando não há conteúdo simplesmente não há página) e se faz nunca por tanto (o site tem já mais de 3 anos)

«Não encontramos este conteúdo, apenas a informação sobre a Higiene Urbana. Possivelmente esta sub-secção já foi alterada entretanto.» – Núcleo de Comunicação e Imagem

    • Arruamentos
  1. As ruas estão divididas, quatro anos depois da junção, pelas freguesias do Alto do Pina e de São João de Deus
  2. Faltam as ruas do Bairro do Arco do Cego (!)
  3. Este era o local ideal para estar um mapa do Areeiro: não está

«Neste momento, os arruamentos já estão completos e sem qualquer tipo de divisão por ex-freguesias. Para além disso, é neste local que se encontra o mapa e respetivo documento para download» – Núcleo de Comunicação e Imagem

    • Galeria de Imagens
  1. Poderia ter mais fotografias (existem muitas mais no Arquivo de Lisboa) e fotografias enviadas por moradores

«Obrigada pela sugestão, esperamos tratar do reforço do acervo de fotografias em breve» – Núcleo de Comunicação

Junta de Freguesia:

  1. Mensagem do Presidente
  2. O texto é datado, aparentemente de 2014

«A mensagem do Presidente que encontra neste momento no site é datada de outubro de 2017» – Núcleo de Comunicação

      1. Comunicação
        1. App AreeiroMais: sendo o veículo e ferramenta mais importante da autarquia aparece num link muito secundário e sem explicação directa do seu uso nem com relatórios agregados de pedidos executados. Erro “vai disponibilizar” (já disponibilizou há muitos meses!). Não aparece aqui um guia de uso nem as vantagens de uso da mesma nem do “Espaço Residente”

«A sub-secção da APP Areeiro Mais já se encontra com conteúdo informativo sobre o funcionamento da mesma» – Núcleo de Comunicação e Imagem

      1. Medicinas Alternativas: dado que não têm base clínica e científica é duvidoso que se devam consumir recursos públicos nas mesmas e publicitá-las (credibilizando-as) no site da Autarquia.

«As medicinas alternativas são terapias complementares que não excluem a medicina tradicional. A Direção Geral de Saúde já regulamentou sete, entre elas, medicina tradicional chinesa, osteopatia e fisioterapia. Devido ao estilo de vida moderno, ao stress diário e às constantes preocupações, as pessoas procuram cada vez mais cuidados centrados na prevenção da doença. A Junta de Freguesia pauta-se pela proximidade dos seus Fregueses, deste modo, foi criado no Centro Intergeracional, um gabinete dedicado às medicinas alternativas, no sentido de separar fisicamente as medicinas alternativas das medicinas convencionais.» – Núcleo de Saúde

0 comentários em “Sugestões de Melhoria para o Site da Junta de Freguesia do Areeiro [respondido]”

  1. Muito bem. A junta de freguesia sendo um órgão suposto de proximidade deveria ter um melhor site e ser reactiva às sugestões dos munícipes. Longe do que tenho notado, nomeadamente em relação a problemas deixados no site de resolução de problemas ‘na minha rua’ , que são encerrados e considerados resolvidos…sem de facto o serem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *