A 3 de Abril, a CML anunciou a criação de um programa de reconstrução de passeios, substituição de calçada por pavimentos confortáveis e de reparação de caldeiras de árvore e sobre-elevação de passadeiras.
Nesse âmbito cada Junta de Freguesia terá uma verba. Sugerimos assim que, tendo em conta critérios como a frequência de uso e a má condição geral, a Av Sacadura Cabral e a Padre Manuel da Nóbrega sejam incluídas como prioritárias e que se considerem igualmente os arruamentos adicionados por esta consulta aos moradores da freguesia pelos Vizinhos do Areeiro.
Clarificação:
Este “programa” consiste na celebração dos contratos de delegação de competências (CDCs) para as Juntas de Freguesia (como a do Areeiro) e incluem vários programas, entre eles a escola 100% segura e o bairro 100% seguro, significando na prática obras de melhoria nos passeios, passadeiras, entre outras obras do mesmo tipo. É através destes CDCs que a CML vai transferir para cada uma das 24 Juntas uma verba, para que esta autarquia tenha maior capacidade de executar obras, sempre com o apoio e aval dos serviços da Câmara.
Descentralizada de 2019
1:04:29: “venho da freguesia do Areeiro (…) temos problemas com caldeiras que são subdimensionadas com árvores de grande porte em que as raízes se espalharam e criarem verdadeiras rasteiras em especial para os mais frágeis, crianças e idosos. Não é incomum conhecer alguém que caiu e, pouco depois, morreu: tive uma vizinha do sexto piso que caiu numa dessas ratoeiras e morreu em casa sozinha porque não tinha ninguém que dela cuidasse (…) o meu filho e o meu enteado ambos já caíram, um deles caiu e partiu um dente de leite e sangrou bastante da boca (…) muito disto acontece não só pelas raízes das árvores mas também porque a zona tem grandes problemas de escoamento das águas que são lançadas actualmente para a calçada (estilicídio) numa clara ilegalidade (…) as calçadas são sobrehidratadas e têm tendência a abater (…) recentemente na João XXI criando ratoeiras onde cabe uma criança (…) as calçadas não têm que ser mal amadas pelos saltos altos (…) em Benfica tem-se levantado a calçada e colocado areão e a calçada fica novamente plana. Não sei o que se passa (bem) na freguesia de Benfica que não se consegue passar na do Areeiro”
Nuno Dinis Cortiços
1:11:07 “temos vindo a identificar várias situações dessas e com calçadas na zona centro de Lisboa. Já procedemos a 57 intervenções ao nível da calçada e irão continuar este trabalho (…) há vários problemas de má implantação ou de drenagem que a Junta de Freguesia juntamente com a UIT Centro estão a abordar”
Vereador José Sá Fernandes
Actualização de 03.08.2019:
“Após a consulta promovida pelos Vizinhos do Areeiro e publicada em:
http://vizinhosdoareeiro.org/sugestoes-dos-vizinhos-do-areeiro-para-o-programa-de-reconstrucao-de-passeios-substituicao-de-calcada-por-pavimentos-confortaveis-e-de-reparacao-de-caldeiras-de-arvore-e-sobre-elevacao-de-passadeiras/
A CML e após o compromisso assumido no decurso da intervenção deste colectivo na última reunião descentralizada da autarquia:
Fomos informados que se iriam iniciar os trabalhos de reabilitação do passeio da Av Padre Manuel da Nóbrega com a aplicação de calçada mista de forma a conferir maior segurança pedonal.
O início dos trabalhos deve ocorrer na próxima semana e com a duração estimada de duas semanas.
Outras actividades correlacionadas (como a correcção de caldeiras e intervenções em árvores) estão na fase preparatória.”