“WC para arrumadores de carros no Areeiro” [Expresso do Oriente]

“A Junta de Freguesia do Areeiro instalou uma casa-de-banho móvel, de acesso público e gratuito, destinada a arrumadores de automóveis.

A informação surgiu na página de Facebook da autarquia local no dia 2 de Agosto, sexta-feira, pelas 17h30, e 72 horas depois tinha sido comentada 92 vezes e contava 13 partilhas.

Nas opções de reacção sem texto, também pelas 17h30 desta segunda-feira, 5 de Agosto, 141 pessoas manifestavam-se entre o “gosto” (em maioria), a manifestação de “surpresa”, “riso” ou “ira”.

Certo é que no logradouro da Av. Guerra Junqueiro há um novo WC móvel, como os que costumam ser instalados nos arraiais dos santos populares, por exemplo, que se destina aos arrumadores de automóveis da zona, segundo informa a publicação. De resto, há uma folha informativa afixada na porta do equipamento, com o logotipo da Junta de Freguesia, onde pode ler-se “Este WC destina-se aos arrumadores de automóveis”.

Nos comentários, muitos utilizadores questionam a legalidade da solução encontrada; outros manifestam-se incrédulos com a opção e lamentam ter de pagar o parquímetro e a actividade dos arrumadores, afirmando temer pela segurança das viaturas se não o fizerem; outros ainda referem que a localização do WC é desadequada por facilitar o acesso às habitações no local. Por outro lado, há utilizadores a referir a necessidade de intervenção, para evitar a presença de urina e fezes nos passeios e paredes.

Na página do Movimento Cívico Vizinhos do Areeiro, questiona-se se a Junta de Freguesia do Areeiro dispõe de algum regulamento específico para esta actividade – a de arrumador de automóveis – e que taxa é cobrada pela autarquia, se o regulamento existir; se faz sentido emitir licenças para arrumadores em zonas de estacionamento tarifado; se o acesso ao WC se pode reservar a arrumadores de automóveis (entre outras questões). No grupo, também é veiculado o receio de o WC se poder tornar um espaço de consumo de estupefacientes, apontando-se o caso de um outro equipamento colocado na Rua Al Berto.”

https://expressodooriente.com/wc-para-arrumadores-de-carros-no-areeiro/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *